Apresentação


O presente blog foi idealizado para a dilvulgação de assuntos de interesse da comunidade de usuários dos serviços forenses da Vara Criminal da Comarca de Livramento e dos índices de produtividade de Juiz e servidores, ofertando maior transparência à atuação do Poder Judiciário e consolidando a interação com a comunidade local. Nessa perspectiva, espera-se que a iniciativa venha a se tornar mais uma ferramenta de informação a possibilitar a contínua reflexão, não apenas dos servidores e magistrados que labutam nesta Vara Criminal, mas de todo o universo formado por jurisdicionados, Advogados, Defensoria Pública, Ministério Público e demais órgãos que utilizam os serviços do Poder Judiciário nesta Comarca, objetivando a melhoria da prestação jurisdicional e a implementação, por meio de constante interação com a comunidade, de medidas de modernização administrativa e de humanização da Justiça Criminal.

quinta-feira, 28 de março de 2013

Vara Criminal apóia projeto da Brigada Militar

IMG01543

A Vara Criminal da Comarca de Sant'Ana do Livramento firmou parceria para desenvolvimento de atividades do Pelotão Mirim da Brigada Militar, mediante doação de recursos para aquisição de vestuário aos alunos do projeto e através da articulação com o Projeto Judoca Cidadão - outra iniciativa apoiada financeiramente pela Vara Criminal -, com o oferecimento de aulas de Judo.

No âmbito do Pelotão Mirim, a Brigada Miltar oferece a 50 crianças diversas atividades desenvolvidas no turno inverso ao da escola, com desenvolvimento de noções de cidadania, além de aulas de informática e outras atividades profissionalizantes.

Para o Poder Judiciário é um orgulho poder auxiliar, ainda que minimamente, com a brilhante inciativa do Comando do 2º RPMon e dos operosos policiais militares que desenvolvem o projeto.

Mais informações: http://2rpmon.com.br/?p=1387

Deferida liberdade provisória a acusado de tentativa de homicídio ocorrida em frente à Santa Casa de Misericórdia.

Após realização de laudo psicológico, foi deferida a liberdade provisória a RODRIGO NUNES MOREIRA, acusado de efetuar disparos de arma de fogo em sua ex-esposa, fato ocorrido em novembro último em frente à Santa Casa de Misericórdia.

A decisão considera as conclusões do laudo psicológico, a inexistência de antecedentes criminais do acusado, o qual possui residência fixa e exerce atividade profissional lícita, sendo que a vítima não mais reside no município.

Rodrigo se encontrava preso há pouco mais de 4 meses.

O processo se encontra em fase de encerramento, restando a oitiva de poucas testemunhas defensivas.

Processo n.º 025/2.12.0003892-9

quinta-feira, 14 de março de 2013

Preso em ação da Brigada Militar no dia 19.09.2012 é condenado por tráfico de drogas.

Foto: A Platéia.

Dali Junior Ribeiro de Azevedo foi condenado à pena privativa de liberdade de 5 anos e 3 meses de reclusão em regime inicial fechado pela prática do crime de tráfico de drogas (art. 33, caput, da Lei n.º 11.346/2006).

O réu foi preso em flagrante no dia 19.09.2012, sendo a sentença prolatada em 26.02.2013. Cabe recurso da condenação imposta em 1º grau de jurisdição.

Segundo a denúncia:

No dia 19 de setembro de 2012, por volta das 1h10min, na Rua Sete de Setembro, nº 454, Centro, em Santana do Livramento-RS, o denunciado DALI JÚNIOR RIBEIRO DE AZEVEDO (i) guardava, transportava e trazia consigo, no interior do automóvel “FIAT/Palio Fire”, de cor prata, placa ILH-3901, ano de fabricação/modelo 2003, duas pedras de “crack”, bem como (ii) mantinha em depósito e ocultava, no interior de seu apartamento, 41 (quarenta e uma) trouxinhas de “crack”, tudo para venda e entrega a consumo de terceiros, pesando aproximadamente 132,17 (cento e trinta e dois vírgula dezessete) gramas, no total, produtos estes originários da cocaína, que contém cloridrato de cocaína, a qual é extraída originalmente do vegetal Erythroxylon coca, substância esta entorpecente e causadora de dependência psíquica – auto de apreensão das fls. 13/14 e exame preliminar de substância tóxica das fls. 23/24 -, o que fazia sem autorização e em desacordo com a determinação legal e regulamentar, além das importâncias, em espécie, e oriundas da traficância, de R$ 94,02 (noventa e quatro reais e dois centavos) e de $ 437,00 (quatrocentos e trinta e sete pesos uruguaios) – auto de apreensão das fls. 13/14.

Na oportunidade, o denunciado saiu do interior da localidade conhecida popularmente conhecida como “Cracolândia” conduzindo o referido veículo, sendo que, policiais militares, que efetuavam patrulhamento de rotina pelas ruas da cidade, ao considerarem a atitude suspeita, acompanharam a sua movimentação, tendo o denunciado estacionado o automóvel na Rua Sete de Setembro, em frente ao nº 454, nesta cidade. Ato contínuo, os milicianos abordaram e detiveram o denunciado (que, em um primeiro momento, tentou fugir) e lograram encontrar, no bolso de sua jaqueta, uma pedra de “crack”, e, no assoalho do lado esquerdo do banco do motorista do automóvel, uma segunda pedra de “crack”. Logo em seguida, os policiais militares ingressaram no apartamento do denunciado e encontraram, em um armário, dentro de uma lata, 41 (quarenta e uma) trouxinhas de “crack”, droga esta toda que era destinada a fomentar o comércio ilegal de tóxicos nesta cidade, sendo o denunciado preso em flagrante e conduzido à DPPA local.

A traficância restou evidenciada (i) pela grande quantidade e pela forma de apresentação da droga apreendida (em pedras e em trouxinhas); (ii) pelo numerário que estava na posse do denunciado, o qual não indicou sua procedência e e era representado por notas e moedas de pequeno valor, a caracterizá-lo como recebido na prática da traficância; e (iii) pelo envolvimento pretérito do denunciado com tal espécie delitiva (estando respondendo o processo nº 025/2.11.0004884-1).

Decretada prisão preventiva de proprietário de lavagem de veículos onde foram apreendidas drogas.



Após ação da Polícia Civil, que culminou com a prisão em flagrante de EDUARDO LUIS PEREIRA, o Ministério Público requereu a conversão da prisão em flagrante para prisão preventiva, o que foi acolhido pelo Juiz de Direito titular da Vara Criminal.

Com o flagrado, foram apreendidas 28 petecas de cocaína, tijolo de maconha, pistola de ar comprimido, diversos celulares e quantia em dinheiro, além de envelopes pláticos utilizados, segundo a Autoridade Policial, para embalar cocaína e maconha.

Ainda não foi remetido à Justiça o Inquérito Policial, havendo prazo fixado em lei para tanto.

terça-feira, 12 de março de 2013

Comandante do Policiamento local realiza visita à Vara Criminal.




No dia 11 de março, o Dr. Gildo Meneghello Jr. recebeu a visita do Capitão André Chaves Moura, Comandante do Policiamente da Brigada Militar, e do Soldado Luis, momento em que foram reafirmados compromissos e projetos em comum entre Brigada Militar e Poder Judiciário, sendo tratado o apoio a novo projeto na área de segurança nas escolas da rede pública.

Mais informações no blog do 2º RPMon -  http://2rpmon.com.br/?p=1216

quinta-feira, 7 de março de 2013

Novos servidores na Vara Criminal de Livramento


Comunicamos a chegada de dois novos servidores à Vara Criminal, em substituição a Lia Cibele (assumiu Distribuiçãoe  Contadoria) e Gustavo (assunção em outro cargo público) que deixaram recentemente o Cartório Judicial, são eles JESSIE BONATO GOMES (promovida da Comarca de São Sepé) e ADRIANO NUNEZ SALDIVIA (removido da 2ª Vara Cível local).

Desejamos a ambos boas-vindas e sucesso em suas novas funções.

sexta-feira, 1 de março de 2013

DIVULGAÇÃO DE DADOS DE PRODUÇÃO DA VARA CRIMINAL DE LIVRAMENTO




Produção acumulada de janeiro de 2012 a fevereiro de 2013*

Ingressos de novos processos: 5.239
Audiências realizadas: 2.737
Pelo Juiz de Direito: 1.447
Pelos conciliadores: 1.290
Testemunha e réus ouvidos: 1.317
Transações JECrim: 289
Decisões judiciais: 6.543
Sentenças de mérito: 354
sentenças de pronúncia: 11
Sentenças de impronúncia/absolvição sumária: 18
Sentenças de extinção de punibilidade: 1.031
Arquivamento de Inquérito: 2.191
Demais sentenças extintivas: 2.938

* Dados não incluem a Vara de Execuções Criminais.


Produtividade dos meses de janeiro e fevereiro de 2013*

Ingressos de novos processos: 539
Extinção de processos: 867
Audiências realizadas**: 282
Pelo Juiz de Direito: 222
Pelos conciliadores: 61
Testemunha e réus ouvidos: 140
Transações JECrim: 16
Decisões judiciais: 1.080
Sentenças de mérito: 40
sentenças de pronúncia: 01
Sentenças de impronúncia/absolvição sumária: 06
Sentenças de extinção de punibilidade: 145
Arquivamento de Inquérito: 368
Demais sentenças extintivas: 520

* Dados não incluem a Vara de Execuções Criminais.
** Houve recesso forense (sem audiências) em face de pedido da OAB de 20.12.2012 a 20.01.2013