Apresentação


O presente blog foi idealizado para a dilvulgação de assuntos de interesse da comunidade de usuários dos serviços forenses da Vara Criminal da Comarca de Livramento e dos índices de produtividade de Juiz e servidores, ofertando maior transparência à atuação do Poder Judiciário e consolidando a interação com a comunidade local. Nessa perspectiva, espera-se que a iniciativa venha a se tornar mais uma ferramenta de informação a possibilitar a contínua reflexão, não apenas dos servidores e magistrados que labutam nesta Vara Criminal, mas de todo o universo formado por jurisdicionados, Advogados, Defensoria Pública, Ministério Público e demais órgãos que utilizam os serviços do Poder Judiciário nesta Comarca, objetivando a melhoria da prestação jurisdicional e a implementação, por meio de constante interação com a comunidade, de medidas de modernização administrativa e de humanização da Justiça Criminal.

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Presídio de Sant'Ana do Livramento. Lotação atual.




Total de presos: 218
      
       Homens: 204
       Mulheres: 14

Presos Preventivos: 88

       Homens: 79
       Mulheres: 09

Presos condenados: 104 (não computado os presos estrangeiros)
     
        Regime fechado: 52
        Regime semiabrto: 33
        Regime aberto: 19

Presos estrangeiros: 26
     
        Homens: 25
        Mulher: 01

Mantida condenação de Severino Bráulio Rodrigues dos santos por estupro de vulnerável

Após denúncia do Conselho Tutelar, a Delegacia de Polícia local passou a investigar o fato, tendo o Delegado de Polícia, Dr. Eduardo SantAnna Finn, representado pela prisão preventiva do acusado, pedido que foi acolhido pelo Juiz Criminal local que determinou a imediata condução de Severino ao Presídio local. Ato contínuo, o réu foi denunciado pelo Ministério Público em julho de 2013, pelos seguintes fatos delituosos:

Fato 01
 
Em datas e horários não precisados nos autos do inquérito policial, mas no período compreendido entre o mês de julho de 2012 e o mês de maio de 2013, no interior da residência localizada na Rua ....., Vila Cidade Carajás, em Santana do Livramento-RS, o denunciado SEVERINO BRÁULIO RODRIGUES DOS SANTOS, com vontade livre e consciente, em diversas ocasiões, constrangeu seus irmãos ....... (na época com 06 anos de idade – certidão de nascimento – fl. 20 do IP, 02 anos de idade – pedido de diligência infra e 04 anos de idade – certidão de nascimento – fl. 21, respectivamente), a com eles praticarem atos libidinosos diversos da conjunção carnal, ao trancar-se no banheiro com as vítimas, beijando-as na boca, bem como passando/colocando o pênis da boca e nas nádegas das mesmas, fazendo, inclusive, com que a vítima .... se submetesse a sexo oral (auto de exame de corpo de delito – atentado ao pudor – A – laudo nº 365-10/2013 – fl. 12 do IP).

O denunciado SEVERINO BRÁULIO RODRIGUES DOS SANTOS, em tais ocasiões, aproveitando-se dos momentos em que ficava sozinho com as vítimas no interior da referida residência, abusou sexualmente das crianças, obrigando-as a com ele praticar os atos libidinosos diversos da conjunção carnal anteriormente descritos, tudo como forma de satisfazer seus instintos libidinosos.

FATO 02

No dia 25 de junho de 2013, no período compreendido entre às 11h30min e às 13h, no interior da residência localizada na Rua Rev. Otacílio M. da Costa, nº 268, Vila Cidade Carajás, em Santana do Livramento-RS, o denunciado SEVERINO BRÁULIO RODRIGUES DOS SANTOS, com vontade livre e consciente de intimidar e prometer malefício, ameaçou, séria e idoneamente, com palavras, à vítima ...... e sua família, de causar-lhes mal injusto e grave, agressão, influindo dessa maneira, na sua tranquilidade psíquica, causando-lhe, assim, medo e pavor de que a referida ameaça se concretizasse.

   No curso do processo, em que pese a genitora das vítimas, também mãe do réu, negasse a ocorrência dos fatos (estupro e ameaça) que anteriormente denunciara ao Conselho Tutelar, havendo pedido de absolvição pelo Ministério Público em primeira instância, o réu foi condenado pela Vara Criminal local, condenação que foi mantida pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul após recurso de apelação interposto pela Defensoria Pública.
 
O réu, que respondeu todo o processo preso preventivamente - e ainda se encontra recolhido no presídio local -, foi condenado à pena de 08 anos e 04 meses de reclusão em regime inicial fechado, reconhecendo-se o caráter hediondo do crime, o que resultará em maior dificuldade na progressão de regime e outros benefícios da execução criminal.
 
 
 

Decretada prisão preventiva dos acusados de estupro, tortura e morte de Thayná Rayane

 
 
No final da tarde de quinta-feira foi decretada pelo Poder Judiciário a prisão preventiva do casal investigado por estupro de vulnerável, tortura e homicídio que vitimou a criança Thayná Rayane da Silva Aires.
 
Os acusados foram removidos a presídio localizado em outra Comarca, haja vista que, dado à revolta da massa carcerária local, ambos corriam risco de vida.
 
O Inquérito Policial tramita na Delegacia de Polícia local e, assim que concluído, será remetido ao Ministério Público para que ofereça denúncia crfiminal, dando-se início à fase judicial.
 
Foto: Blog "Correspondente O Repórter"
 
Veja também:
 
 
 
 

quarta-feira, 24 de junho de 2015

NOVAMENTE, o Poder Judiciário gaúcho é indicado como o melhor Judiciário de todo o país, com os melhores índices de gestão orçamentária, gestão de processos e de recursos.



Justiça gaúcha se destaca no Índice de Desempenho da Justiça, que considera despesas, receitas, recursos humanos, tecnologia, litigiosidade e produtividade

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) foi considerado o mais produtivo na categoria Justiça Estadual pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) pelo segundo ano consecutivo. O resultado foi obtido a partir do IDJus - Índice de Desempenho da Justiça - que mede o grau de desempenho da Justiça, a partir de dados fornecidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), visando a contribuir para o aprimoramento das instituições judiciárias.

O IDJus e o levantamento Justiça em Números, elaborado pelo CNJ, são considerados os mais importantes diagnósticos de desempenho do Poder Judiciário.

O Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador José Aquino Flôres de Camargo, receberá o troféu e a placa comemorativa, alusivos à conquista. A entrega será feita pelo Ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, em solenidade que se realizará na próxima segunda-feira (29/6), às 10h15min, na sede do IDP, em Brasília. O evento integra o 3º Seminário sobre o Desempenho da Justiça: Diagnóstico e Desafios IDJus - 4ª Edição.

A aferição do Índice de Desempenho da Justiça é elaborada com base em três dimensões: gestão orçamentária, gestão de recursos e gestão de processos. Os temas analisados envolvem despesas, receitas, recursos humanos, tecnologia, litigiosidade e produtividade.

O Presidente Aquino afirma que a conquista reitera a dedicação e a criatividade que caracteriza o quadro do Poder Judiciário do Rio Grande do Sul. O aumento vertiginoso da demanda processual não é fator de acomodação para nossos servidores e magistrados, sempre incansáveis na busca de soluções para o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional. O magistrado lembrou ainda da manutenção de práticas modernas e profissionais de gestão ao longo das diversas Administrações.

O Desembargador José Aquino Flôres de Camargo enfatiza que o Poder Judiciário tem buscado alternativas financeiras para racionalizar recursos. Prova disso são as receitas próprias, que cresceram de 8,76% do total do orçamento em 2007, para 20,67%, em 2014. Isso é resultado de um conjunto de medidas voltadas à otimização de rotinas e modernização de práticas já existentes, exemplifica.


FONTE: site do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul.


 

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Vara Criminal de Livramento recebe Diploma do Rotary Internacional.



 
No dia 05 de junho de 2015, o Rotary Internacional, Clube Armour, homenageou a Vara Criminal de Sant'Ana do Livramento com o Diploma SEMEADOR SOCIAL pelos trabalhos educacionais e projetos sociais desenvolvidos pela unidade judicial em conjunto com várias entidades da sociedade santanenese.
 
A Vara Criminal de Sant'Ana do Livramento encontra-se entre as maiores varas criminais do Estado do Rio Grande do Sul, sendo responsável pela tramitação de cerca de 5.000 processos judiciais das mais diversas matérias: crimes de menor potencial ofensivo, crimes envolvendo violência doméstica, crimes comuns de natureza mais grave como homicídios, latrocínios, tráfico de drogas entre outros. Registra ingresso mensal médio de cerca de 400 novos processo por mês e média de 230 audiências mensais. Ainda jurisdiciona mais 500 processos de execução criminal, destes cerca de 200 processos de execução de presos do regime fechado, semi-aberto e aberto.

Composta por um Magistrado que a preside, a vara ainda conta com trabalho dedicado e compromissado de 08 servidores públicos que, diariamente, são responsáveis pela tramitação de todos os processos criminais e de execução criminal, bem como pelo atendimento à comunidade de usuários do Poder Judiciário, notadamente o Ministério Público, a Defensoria Pública, Advogados, testemunhas e réus, além de Brigada Militar, Polícia Civil, Susepe e IGP.

Atuam na Vara Criminal local, a Escrivã Márcia Hamilton Vieira, a Oficial Ajudante Patrícia Heimerdinger, os Oficiais Escreventes Eloísa Oliveira Rodrigues, Adriano Nuñes Saldivia, Jesse Bonato Gomes e José Augusto Costa Ribeiro, além dos servidores que assessoram diretamente o Juiz de Direito, Ana Paula de Freitas Magalhães e Evandro Pivetta Barbosa e dos estagiários Jonatan Keller Villagran da Silva, Iachiny Veloso Siqueira, Leonardo Gonçalves Furtado e Jhonata Willian de Prá. 

Oficiam junto à Vara Criminal, cumprindo suas funções, respectivamente, pelo Ministério Público e Defensoria Pública, os Drs. José Eduardo Gonçalves e Davi Lopes Rodrigues Jr., e a Dra. Sabina Hoffmeinster Nassif.

Além de suas atividades judiciais, a Vara Criminal contribui, com recursos financeiros e com atuação direta (palestras, cursos, orientações) de seu Magistrado e demais servidores, com vários projetos sociais em cooperação com várias instituições sociais, públicas e privadas, além de órgãos de segurança pública local, que visam à erradicação da fome e miséria, ao combate à violência doméstica, ao atendimento a idosos em situação de vulnerabilidade social e abandono, à prevenção do uso de drogas, bem como à educação da comunidade escolar contra violência nas escolas, dentre os quais destaca-se os seguintes projetos e ações:
  • Com o IFFSUL e com o Centro de Referência da Mulher, cooperou com o Projeto Mulheres Mil – Binacional, que atende mulheres vítimas de violência doméstica;
  • Com a Brigada Militar contribui com diversos programas, sendo os mais destacados o Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (PROERD), Pelotão Mirim, Programa Socioeducativo de Profissionalização de Adolescentes (PROSEPA), Programa de Combate à Violência Escolar que elaborou manual de segurança escolar e formou grupo de educadores para o enfrentamento da violência no ambiente escolar;
  • Patrulha Escolar da Brigada Militar e patrulhamento policial, doação de duas motocicletas para atendimento da atividades do patrulhamento em escolas e no patrulhamento ostensivo;
  • Associação Santanense de Judô e com a Escola Kodokan, incentivo ao desporto como meio de educação social e erradicação da violência e prevenção das drogas;
  • SIAN – Sociedade Internacional de Auxílio aos Necessitados, doação de eletrodomésticos, refrigeradores, material de construção, recuperação de veículos automotores, aquisição de centrais de monitoramento;
  • ASSANDEF, doação de material de construção para a sede da associação;
  • Lar de Meninas, doação de material de construção e reforma, portão eletrônico;
  • Projeto Tchê, doação de gêneros alimentícios para alimentação de alunos carentes no turno inverso à escola;
  • Lions Clube, aquisição de materiais médicos para necessitados;
  • Clube Rotary Armour, doação de refrigerador e freezer, além cestas básicas de alimentação;
  • Conselho Tutelar, doação de material de escritório e equipamentos de informática;
  • Centro de Referência da Mulher, doação de material de escritório e equipamentos de informática;
  • Unidade de Controle Interno do Município de Livramento, aquisição de equipamentos de informática;
  • Secretaria Municipal do Meio Ambiente, aquisição de equipamentos de informática,
  • Escola Estadual Celina Vares Albornoz, doação de aparelhos de ar condicionado para salas de aula;
  • Associação Santanense de Proteção dos Animais, doação de rações e medicamentos;
  • Outros órgãos públicos atendimentos pelos programas da Vara Criminal: Polícia Civil, Pelotão Ambiental da Brigada Militar, Susepe, Conselho da Comunidade na Execução Penal, Instituto Geral de Perícia do Estado, Polícia Rodoviária Federal, Projeto Ronda da Cidadania etc.
Durante os anos de 2013, 2014 e maio de 2015 já foram doados R$ 256.697,73 (duzentos e cinquenta e seis mil reais, seiscentos e noventa e sete reais e setenta e três centavos), distribuídos entre os mais diversos projetos sociais, públicos e privados, além de instituições e órgãos públicos locais, recursos que são gerenciados pela Vara Criminal e oriundos das transações penais, suspensões condicionais do processo e execução criminal, em ações que, ao mesmo tempo, são capazes de garantir a punição de delitos de menor potencial ofensivo, evitando o encarceramento em casos de menor gravidade e fazendo com que os valores entregues por quem infringe as normas penais seja convertidos em benefícios à comunidade santanense, seja no emprego em obras assistenciais, seja no reforço dos órgãos de segurança pública.