Apresentação


O presente blog foi idealizado para a dilvulgação de assuntos de interesse da comunidade de usuários dos serviços forenses da Vara Criminal da Comarca de Livramento e dos índices de produtividade de Juiz e servidores, ofertando maior transparência à atuação do Poder Judiciário e consolidando a interação com a comunidade local. Nessa perspectiva, espera-se que a iniciativa venha a se tornar mais uma ferramenta de informação a possibilitar a contínua reflexão, não apenas dos servidores e magistrados que labutam nesta Vara Criminal, mas de todo o universo formado por jurisdicionados, Advogados, Defensoria Pública, Ministério Público e demais órgãos que utilizam os serviços do Poder Judiciário nesta Comarca, objetivando a melhoria da prestação jurisdicional e a implementação, por meio de constante interação com a comunidade, de medidas de modernização administrativa e de humanização da Justiça Criminal.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Vara Criminal é homenageada em evento de Formatura do Pelotão Mirim da Brigada Militar






Brigada Militar realiza formatura do PM Mirim e conclusão das atividades alusivas aos projetos sociais em Santana do Livramento.
Na tarde desta quinta-feira, dia 12 de dezembro a Brigada Militar em Santana do Livramento realizou a formatura do Pelotão Mirim do 2º R P Mon e conclusão das atividades dos projetos sociais do ano de 2013. Na oportunidade, o Comandante do 2° R P Mon, TC João Suly Carpes Mazzucco recepcionou o Juiz de direito, Gildo Meneghello, o inspetor Chefe da Receita Federal em Santana do Livramento, Adilson Valente, do Sec. Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, Aencastro Feippe, que representou o Prefeito Municipal no ato, a coordenadora do Centro de Referencia da Mulher, Roseli Ortiz, o chefe do Estado-Maior do 10° CRB, Cap Gerson Luis da Silva Rodrigues, o gerente da Outo e Prata, Francisco Brum que representou os parceiros junto a sociedade civil, bem como, parceiros, diretos de escolas, familiares e policiais militares que prestigiaram o ato.
Formatura do PM Mirim
A solenidade junto às turmas da manhã e tarde, simbolizando a conclusão das atividades desenvolvidas pelo pelotão mirim do 2º R P Mon, contingente de 42 crianças dos 10 aos 13 anos, os quais vivenciaram as atividades durante o ano de 2013, conhecendo o cotidiano Brigadiano.
O projeto Pelotão Mirim tem como gestor administrativo o Comando do 2˚ R P Mon através do efetivo da Patrulha Escolar, contando com o suporte do Consepro-conselho pró-segurança pública como gestor financeiro, através de conta criada para armazenar recursos financeiros para a aquisição de materiais para logística, subsistência, alimentação, vestuário e demais necessidade que surjam para a implantação do projeto.
O Pelotão Mirim tem por objetivo Geral, a ética e a cidadania, promovendo a integração e a valorização de crianças em situação de vulnerabilidade de nossa comunidade, colocando-as em condições de dignidade e respeitabilidade perante toda a comunidade santanense, visando desenvolver, em crianças valores éticos, princípios, consciência cidadã, noções de segurança, prevenção às drogas e à violência, preservação ambiental, dentre outros.
O projeto tem por objetivos:
·       Reconstruir conceitos de cidadania e valores como o respeito, a lealdade e honestidade nas convivências familiares e sociais;
·       Realizar situações de reflexão sobre a sua realidade de vida e possíveis mudanças, a partir das ações cotidianas;
·       Oferecer atividades que desenvolvam aprendizagem;
·       Contribuir com o reforço escolar, mediante acompanhamento de um professor;
·       Incentivar a disciplina e autoconhecimento como meios de atingir o sucesso escolar;
·       Desenvolver o zelo pelos materiais escolares bem como a própria higiene pessoal;
·        Estimular o pensamento criativo;
·       Valorizar a necessidade de cooperação;
·       Estabelecer relações interpessoais, no decurso das brincadeiras que desenvolvam a linguagem, o raciocínio, a imaginação e o desenvolvimento moral;
·       Proporcionar momentos de estudo e pesquisa;
·       Fortalecer a imagem institucional da Brigada Militar como protagonista de cidadania e garantidora de direitos humanos e inclusão social.
Os integrantes mirins representam suas respectivas escolas e dependentes de Brigadianos.
A seleção tem como apoio a Patrulha Escolar, juntamente com diretores, orientadores e servidores, em reunião, onde escolheram o PM Mirim de cada escola;
As vagas correspondem ao turno inverso do aluno matriculado na escola e onde deverão ser informados anteriormente para adequação e planejamento dos gestores.
 
 
1. Projetos Sociais:
Neste ano de 2013, o 2° R P Mon. atingiu um público estimado de cerca de 15 mil pessoas.
Todas as iniciativas, o coloca entre as Unidades militares que mais se voltaram à função preventiva dentro da Corporação, Brigada Militar. Entre as ações destacam-se o projeto Ações Integradas, Proerd e PM Mirim, bem como, o Prosepa, que no ano de 2014, passará a denominar-se Pelotão Juvenil da Brigada Militar.
Junto as escolas são desenvolvidas as edições do projeto Ações Integradas, simbolizando a união de esforços entre várias instituições da área de segurança, bem como, educacional e formação. Neste ano as escolas Hector Acosta, Silvio Ribeiro, Rivadávia Correa, Cyrino Luiz de Azevedo e Rafael Vieira da Cunha, esta a 1ª escola da área rural a receber as atividades do projeto.
Neste ano participaram das ações a Brigada Militar, Polícia Civil, Policia Rodoviária Federal, Urcamp- curso de direito, Unipampa, IFSUL, Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade urbana, AESSul, Comitê Binacional de enfrentamento a violência, Projeto de Educação Fiscal, Comad, Conselho Tutelar, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação, Centro de Referencia da Mulher, 7° R C Mec, 18ª Coordenadoria de Tradicionalismo e Presilha do Pago, 10° CRB, Pelotão Ambiental, Canil, Pelotão Hipo, e Patrulha Escolar do 2° R P Mon.
 A todos o nosso muito obrigado e a certeza que em 2013 crescemos junto ao trabalho com os alunos, pois ocorreram múltiplos momentos de interatividade que justificaram que nosso ambiente pode não ser o melhor do mundo, mas é o ideal para a formação da cidadania dos participantes, destacou o TC Mazzucco em sua fala, que ratificou que estaremos junto a comunidade da Fronteira da Paz em 2014.
Texto e fotos: Blog do 2º RPMon

Nenhum comentário:

Postar um comentário