Apresentação


O presente blog foi idealizado para a dilvulgação de assuntos de interesse da comunidade de usuários dos serviços forenses da Vara Criminal da Comarca de Livramento e dos índices de produtividade de Juiz e servidores, ofertando maior transparência à atuação do Poder Judiciário e consolidando a interação com a comunidade local. Nessa perspectiva, espera-se que a iniciativa venha a se tornar mais uma ferramenta de informação a possibilitar a contínua reflexão, não apenas dos servidores e magistrados que labutam nesta Vara Criminal, mas de todo o universo formado por jurisdicionados, Advogados, Defensoria Pública, Ministério Público e demais órgãos que utilizam os serviços do Poder Judiciário nesta Comarca, objetivando a melhoria da prestação jurisdicional e a implementação, por meio de constante interação com a comunidade, de medidas de modernização administrativa e de humanização da Justiça Criminal.

sábado, 12 de abril de 2014

Juiz da Vara Criminal recebe Comenda "O Heróico" do 2º Regimento de Polícia Montada.

 


Em cerimônia realizada no auditório do 2º Regimento de Polícia Militar - "Regimento Cel. Juvêncio", junto a outros agraciados, o Juiz de Direito da Vara Criminal de Sant'Ana do Livramento, Dr. Gildo Meneghello Jr., recebeu a Comenda "O Heróico" das mãos do Cel. Silanius Mello, Comandante-Geral em exercício da Brigada Militar, como agradecimento do Comando da Brigada Militar pelos relevantes serviços prestados à instituição.
 
 
História do Regimento Cel. Juvêncio
Em 4 de fevereiro de 1913, nesta data à 101 anos, através de ato do Comandante Geral da Brigada Militar, Cel. Cypriano da Costa Ferreira, foi criado em Sant’Ana do Livramento, o 2º Regimento de Cavalaria. A proposição do filho de Sant’Ana visava à criação de um Regimento de Cavalaria para vigiar a área de Fronteira. Assim, em 4 de fevereiro de 1913, o Presidente Antônio Augusto Borges de Medeiros, autorizou a criação do 2º Regimento de Cavalaria. Em 15 de outubro de 1921 foi inaugurado o prédio que abriga até a atualidade o 2º RPMon, sendo ocupado em 27 de março de 1922, por determinação do governo do estado.
Tendo exercido suas funções constitucionais, apaziguando os fatos iniciais, desenvolvendo suas atividades exclusivamente na área rural. Já na segunda década do século XX, teve participação efetiva nos combates dos movimentos revolucionários, de 1923 à 1932. Teve no seu batismo de fogo em 1923, no município de Lagoa Vermelha. Pela bravura e ousadia efetiva no Combate da Ramada, travando uma batalha no município de Palmeiras das Missões, pelo seu efetivo, o 2º Regimento conquistou o título de “O Heróico”, dado pelo Coronel Emílio Lúcio Esteves, Comandante das Tropas Legalistas. Juntamente com os heróicos integrantes do período bélico do regimento, destacaram-se duas mulheres, Frutuosa Silveira e Zeferina Dias, as quais combateram nas campanhas de 1923 e 1924. Em 1930, participou da revolução que levou Getúlio Vargas ao Governo Federal. Na atualidade, comanda o regimento o Tenente Coronel João Suly Carpes Mazzucco, fazendo parte da área de responsabilidade territorial, também as cidades de Rosário do Sul, Alegrete, Manoel Viana, São Gabriel, Santa Margarida do Sul e Vila Nova do Sul.
(Dados do Jornal "A Platéia")

Nenhum comentário:

Postar um comentário